A Formação em Impacto Social no Rio de Janeiro – Amani Institute

Blog

A Formação em Impacto Social no Rio de Janeiro

Em parceria com o Institute Gera, o Amani Institute promoveu em 2019 a primeira turma da expansão da Formação em Impacto Social (FIS)

Fazer com que a Formação em Impacto Social amplie o seu impacto em mais cidades do Brasil aumentando o número de estudantes e organizações alcançadas e  consequentemente contribuir para a democratização do acesso à metodologia de ensino do Instituto são objetivos concretizados com a primeira formação no Rio de Janeiro.

“Foi muito legal sentir a energia do Amani, foi a mesma do curso que a gente tem em São Paulo! Transmitir essa mesma energia e integração.  É uma turma heterogênea: tem gente em transição de carreira querendo explorar novas formas de carreira que não sejam no mercado internacional, pessoas do governo e pessoas já com experiência em organizações sociais”, conta Stephanie Sacco, coordenadora do projeto de expansão da Formação em Impacto Social (FIS) do Amani Institute.

Um dos pilares da FIS é criar impacto social positivo através dos projetos com os quais os estudantes trabalham. Stepahnie conta que o que une esses alunos da turma pioneira no Rio de Janeiro é a vontade de ver mudanças sociais acontecendo. Ela aponta que os grupos da turma já começaram a trabalhar  nos projetos com os quais entraram em contato desde o primeiro dia da formação.

A FIS apresenta também muitas definições sobre o que é o setor de impacto social, como funciona, quem são os atores e tem a participação de peças chaves do mercado. Ao mesmo tempo que conta com parceiros locais para garantir a adaptação à realidade do ambiente no qual se desenvolve. “Sabíamos que, desde o começo, no entanto, sem um parceiro local não expandiríamos para alguns lugares, mesmo com aliados experientes e engajados. Ficou claro que o ecossistema de impacto social não se sustenta se a corda for puxada apenas por um lado.”, comenta Julia Melo, gerente do Amani Institute no Brasil.

São quatro organizações parceiras envolvidas nessa edição no Rio de Janeiro: a Gastromotiva, Trade Social, Fundação Laço Rosa e Abraço Campeão. Camila Soares, que atua na Abraço Campeão e  é também aluna na Formação em Impacto Social conta que, “A organização fica localizada no Complexo do Alemão e atende mais de 250 crianças a partir dos 7 anos, oferecemos esporte (boxe, luta livre e karatê) e educação alternativa, uma espécie de reforço escolar; no aspecto de desenvolvimento pessoal, cada aluno pode trazer temas, nós falamos desde política até profissões”.

Larissa Harari, do Instituto Gera, fez o programa de Gestão em Inovação Social (SIM) do Amani Institute em 2018 e foi uma das responsáveis por  fazer a parceria para que  acontecesse a primeira edição da FIS RIO. Ela conta que a turma tem pessoas de várias lugares e idades. “ É muito bom estar trabalhando em conjunto com o Amani para levar esse conhecimento para outros lugares e poder fazer com que este tipo de formação possa chegar à um público ainda maior”.

Está previsto que aconteça ainda este ano no Rio de Janeiro uma nova turma da Formação em Impacto Social (FIS), em parceria com o Gera e com a participação de novas organizações locais como parceiras. Clique aqui para mais informações sobre a metodologia da FIS e aqui para saber mais sobre o Instituto Gera. 

Sobre a  Formação em   Impacto Social (FIS)

A Formação em Impacto Social (FIS) tem um olhar não apenas de inovação ou empreendedorismo. É uma introdução profunda sobre o assunto que garante o desenvolvimento do próprio agente de mudança por meio de ferramentas e metodologias para criar impacto social sustentável. 

Com duração variável de acordo com a localidade, o curso é dividido em três blocos: imersão introdutória, desenvolvimento de projetos de impacto e imersão final. A partir do currículo central, vamos guiar os estudantes na construção de um projeto de impacto social, com organizações sociais já existentes e parceiras da FIS.

O currículo central é o elemento agregador e de guiança da experiência. A inovação está à serviço do impacto, acontece em tempo real dentro das organizações parceiras. Dentro de uma estrutura clara, de uma organização que já existe com seus próprios desafios. A ideia é entrar nesta estrutura, descobrir junto com a organização o desafio e buscar soluções de impacto. Para complementar essa jornada, são oferecidos cursos intensivos com facilitadores especialistas. 

Friday July 26th, 2019 by Jau Santoli

Related content