Como encontrar um propósito e transformar sonhos em realidade

April 7, 2016

Circle
Line

Sobre a importância de encontrar a sua razão de ter vindo ao mundo e como isso pode influenciar suas escolhas.

Você já descobriu a sua razão de ter vindo ao mundo? Já pelo menos parou para pensar nisso? É uma pergunta que não é muito comum de ser feita na escola, universidade, no convívio familiar, entre amigos… Tente resgatar na memória: quantas vezes já te perguntaram isso?

Mas mesmo que não seja comum falar sobre o assunto, provavelmente você já se fez essa pergunta em algum momento da vida: ao escolher o que ia cursar na universidade ou talvez após uma situação frustrante. Muitas vezes a resposta não veio ou até veio, mas não ficou muito clara. Já parou para pensar como a ausência dessa pergunta ou uma resposta indefinida pra ela pode ter impactado as suas escolhas?

Você poderia ter feito outro curso ou buscado outro tipo de trabalho ou outra cidade para morar. Talvez, se você tivesse alguém para te orientar, o processo dessa descoberta poderia ter sido mais fácil. Mas, como a maior parte dos mortais, Ana Catarina teve que descobrir sozinha essa resposta.

Ana é administradora e acabou de completar 27 anos. Desde criança ela tem interesse por arte, gosta de pessoas e sempre foi muito sonhadora.

Como muita gente, no momento de escolher uma profissão, ela acabou optando por um curso que poderia dar retorno financeiro, mas que não tinha muito a ver com o que ela gosta. Da universidade para o mercado de trabalho as coisas não mudaram muito. Catarina continuou fazendo coisas que não tinham muito a ver com ela, abraçando as oportunidades que apareciam e o que mundo esperava dela: ter um trabalho estável em uma grande empresa.

Depois de um tempo trabalhando em empresas privadas, ela resolveu largar tudo para ir estudar fora do Brasil. O curso que escolheu era relacionado à área de formação acadêmica dela (logo, não relacionado com as coisas que ela gosta). Mas o período que Cata (como é carinhosamente chamada pelos amigos) passou em San Diego a fez repensar nas escolhas que tinha feito e se perguntar sobre qual seria a sua razão de ter vindo ao mundo.

Quando voltou para o Brasil, Catarina fez um curso chamado Usina de Ideias, da aceleradora de negócios de impacto social Artemisia. Segundo Cata, o curso foi um divisor de águas e a incentivou ainda mais a seguir em busca do seu propósito.

Só que no meio do caminho, Catarina recebeu uma proposta para voltar a trabalhar na grande empresa que ela havia deixado antes da viagem. Mesmo sem ter uma resposta clara para os questionamentos que ela vinha se fazendo e sem ter uma outra oportunidade profissional em vista, ela teve a coragem de recusar a proposta para seguir em busca de algo que despertasse brilho nos olhos — vale ressaltar que ela contou com o apoio financeiro da família durante esse período de busca.

Foi quando, num evento de empreendedorismo social, ela conheceu a Marina e as ideias da Marina! Na mesma hora deu match! Ela pensou:

“É isso o que eu quero. Essa é a minha razão!”E a razão nada mais é do que ajudar outras pessoas a encontrarem a sua própria razão.

Ana Catarina e Ana Luisa (amiga da Cata que estava com ela no evento) gostaram tanto da proposta da Marina que foram falar com ela e se ofereceram para ajudar e trabalhar como voluntárias no projeto! A Marina já tinha o suporte da Fernanda. Quando a Ana Catarina e a Ana Luisa surgiram e começaram a trabalhar junto com elas, nasceu a ideia das quatro serem sócias da Aporé, o projeto que a Marina apresentou no evento.

 

Hoje elas se definem como uma aceleradora de pessoas! Por meio de programas, workshops e assessoria, a Aporé facilita a busca de propósito, talentos e sonhos. Além disso, são usadas novas formas de ensinar e aprender para ajudar a colocar os sonhos das pessoas em prática. O principal programa, chamado Paranauê, tem como foco jovens de 15 a 20 anos que recebem apoio no processo de busca de propósito e de como transformar os ideais em realidade.

Em menos de dois anos de operação, mais de 200 jovens participaram das formações e programas desenvolvidos dentro de escolas. Se contarmos todos os workshops, assessorias e programas já realizados pela Aporé até agora, são mais de mil pessoas impactadas.

E não para por aí! Catarina é aluna da pós-graduação em Gestão de Inovação Social no Amani Institute. No curso, ela está aprendendo ferramentas para desenvolver e gerir a organização, tendo em vista crescimento saudável e oferta dos programas para cada vez mais pessoas. A ideia é fazer a Aporé crescer e espalhar a pergunta “qual a sua razão de ter vindo ao mundo?” pelo Brasil inteiro!

Se você se sentiu inspirado e quer conhecer um pouco mais sobre a Aporé, acesse o site aqui 😉

Tainá Costa

5 de Outubro 2015 

Share this article: