Comunicação Integrada na Área Socioambiental – Amani Institute

< Back

Sep 16

Comunicação Integrada na Área Socioambiental

Course Description

Por meio de um dia intenso de exposições conceituais e atividades práticas, vamos percorrer uma jornada da comunicação com os desafios e peculiaridades da área socioambiental tendo como fio condutor a construção de um lide jornalístico (nesse caso, o lide da ONG Pró-Saber SP, que será utilizada como estudo de caso prático).

O lide tem por objetivo introduzir o leitor na reportagem e despertar seu interesse pelo texto já nas linhas iniciais. Analogamente, vamos refletir juntos sobre os objetivos de comunicação dos participantes e como torná-la atraente e efetiva para diversos públicos, por meio das perguntas centrais comumente abarcadas pelo lide: por quê? o quê? como? quem? onde? quando?

Ao fim da sessão, os alunos terão cocriado, analisado e respondido os principais elementos de comunicação da Pró-Saber, bem como estarão preparados para construir sua própria narrativa de comunicação, seja em uma startup, seja em uma multinacional.

Este curso é em Português e faz parte da Formação em Impacto Social do Instituto Amani.
Para saber mais sobre a formação, clique aqui.

Quem vai facilitar o curso

CÁSSIO AOQUI

Mestre em Ciências e graduado em Administração (FEA-USP), tem especialização em Educação em Turismo (UnB). Foi jornalista da Folha de S.Paulo por 11 anos, é autor e editor de diversas publicações pela Pubifolha, membro do grupo de Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e instrutor de gestão de projetos no setor de desenvolvimento PMD Pro, pela INK. É sócio-fundador e diretor-executivo da ponteAponte.

RACHEL AÑÓN

Formada em História e Jornalismo, com MBA em Negócios Socioambientais (Ceats-USP/Artemisia/IPÊ) e duas pós – Relações Internacionais e Meio Ambiente e Sociedade – pela FESP-SP. Atuou por 12 anos como repórter do Grupo Folha de S.Paulo, na Agência Folha e no Notícias Populares, além de no Prêmio Empreendedor Social. É membro da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais. É sócia-fundadora e diretora de alianças da ponteAponte.  

VANESSA PRATA

Mestranda (FFLCH-USP) e especialista em Estudos da Tradução (Unibero-Anhanguera), é formada em Jornalismo (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero) e tem experiência de mais de 15 anos no mercado editorial. Foi editora e revisora de diversas publicações e já traduziu artigos, livros e textos diversos, além de atuar como professora de inglês e português. É sócia-fundadora e diretora de comunicação da ponteAponte.

Apply Now
Apply Now

Instructor

Comunicação Integrada na Área Socioambiental


Timings

Sábado de 9h às 17h

Course run in

Portuguese

Contact

[email protected]

+ Google Maps

Learn more about Post-Graduate Certificate in Social Innovation Management >